Paternidade socioafetiva é tema com repercussão geral

Olá meus queridos alunos e amigos,

Hoje vou escrever sobre um dos assuntos mais atuais do Direito De Família: a paternidade socioafetiva e seu tratamento pela jurisprudência mais recente.

Resumindo as coisas de forma muito simples, posso dizer que existem três vertentes de paternidade:

a) Registral: aquela que consta como pai no assento de nascimento;

b) Biológica: quando há vínculos sanguíneos com o filho;

c) Afetiva: situação em que "pai" e "filho" tem vínculos de afetividade saudáveis como toda relação deste gênero, gerando o que se chama de estado de posse de filho ou também paternidade social.

Uma paternidade não exclui a outra. Ao contrário, o ideal é que as três estejam presentes, isto é, o sujeito é pai "de sangue", registrou o filho como seu e tem com ele relação saudável de afetividade, exercendo na plenitude a paternidade.

Mas, é claro, existem situações excepcionais, em que o sujeito é pai biológico, mas não reconhece o filho, muito menos tem vínculos afetivos (com ele ou seja, não é pai registral ou afetivo). Outro exemplo - muito comum, aliás - é o do sujeito que não é pai biológico (e sabe disso), mas mesmo assim registra a criança como sendo seu filho e com ele tem vínculos de amor, hipótese em que é pai registral e afetivo (trata-se da chamada "adoção a brasileira").

Muito bem. As decisões judiciais mais antigas davam prevalência absoluta à paternidade registral. "Pai" é quem consta como tal na certidão de nascimento e ponto final.

Mais recentemente, apenas, é que se formou sólida jurisprudência (inclusive no STJ) que reconhece a chamada paternidade socioafetiva, alinhado ao que a literatura civilista vinha expondo desde longa data.

Mas ainda não existe, todavia, a consolidação do entendimento sobre o alcance de seus efeitos jurídicos. Não há, em especial, orientação uníssona sobre como solucionar as situações práticas em que existem "dois pais": um  afetivo e outro biológico/registral.

Na prática, se a criança tem um pai registral e "outro pai" afetivo, quem deles é "efetivamente" o pai? A resposta tem relevância tanto no que se refere aos direitos do filho quanto do pai (alimentos, herança, parentesco etc.).

As decisões judiciais hesitam quanto a este aspecto.

Parece, contudo, que teremos, num futuro próximo, a definição de que rumos tomar nestas situações. Notícia veiculada no site da AASP destaca que "Prevalência da paternidade socioafetiva sobre biológica é tema com repercussão geral" (clique aqui para ler o texto).

O andamento do recurso em que tal questão será definida pode ser acompanhado no sítio do STF. Para informações, clique aqui.

Pessoalmente, acredito que o STF dará prevalência à paternidade socioafetiva, mas terá, porém, que lidar com alguns problemas resultantes desta opção, como, por exemplo, a manutenção dos impedimentos matrimoniais decorrentes da paternidade biológica.

É esperar para ver!

Comentários

  1. Nada mais justo, o direito sempre acompanha a evolução dos preceitos morais da sociedade, e este tipo de adoção já existe no modo informal sem nada legal, nada mais justo ter isso legalizado.

    Antonio dos Santos Nunes Neto .·.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

XV Exame de Ordem Unificado (Civil). Comentários à peça profissional

XII Exame de Ordem - Direito Civil - Petição inicial de interdição com comentários

XI Exame de Ordem - Direito Civil: comentários à petição inicial da ação de despejo