Cheque dado em pagamento de trabalho: competência da Justiça do Trabalho?

Olá, meus amigos!

Depois de algum tempo, volto a postar neste blog algumas questões que me parecem interessantes. Gostaria muito da participação de todos.

Ontem (dia 23 de novembro de 2011), durante uma aula sobre competência que ministrei ao lado do brilhante Prof. Mario Chiuvite Junior, me ocorreu a seguinte questão:

Dois sujeitos realizam negócio jurídico de natureza trabalhista. O devedor paga o credor com um cheque, que, posteriormente, é devolvido pela instituição sacada sem provisão de fundos. O credor, então, pretende ajuizar ação de execução do título extrajudicial. Pergunta-se:

a) A quem compete o processamento da execução: Justiça do Trabalho ou Justiça Comum?

b) Sua resposta seria alterada caso o cheque houvesse circulado por endosso?

Lembro de determinado caso concreto em que eu - advogado - ajuizei ação de execução de cheque em favor de um cliente perante a Justiça Comum. Ao receber a inicial, o juiz determinou sua emenda para que nela constasse a "causa debendi" do título, especialmente para que fosse a afastada a hipótese de relação de trabalho como negócio jurídico ensejador, hipótese em que a competência seria declinada à Justiça do Trabalho. Aqui aproveito para elaborar uma terceira indagação: agiu corretamente o juiz ao determinar a emenda da petição inicial?

Pois bem. Vamos estabelecer algumas premissas.

A primeira: sendo a relação jurídica de natureza trabalhista, a competência seria, inicialmente, da Justiça do Trabalho (CF, art. 114, I).

A segunda (na verdade, inúmeras constatações sobre o título): o cheque é um título não causal;  a causa de pedir, na ação de execução, é o próprio título, e não seu negócio jurídico subjacente;  a abstração (desprendimento da causa original do título) só se verifica se houver circulação da cártula.

Como se praxe, não ofereço respostas. Apenas indago e espero a participação dos amigos. Vamos ao debate!

Abraços,

Prof. Denis Donoso

Comentários

  1. Prof. Denis,

    A situação é interessante e merece mesmo o debate.

    Sem dúvida se a causa do cheque fosse uma relação trabalhista a competência caberia a justiça do trabalho, mas, como você fez, será que a execução seria o caminho?

    De fato na justiça do trabalho sempre houve muita ressalva em execução de títulos de crédito. Logo, na justiça do trabalho, o caminho seria a boa e velha reclamação trabalhista questionando os créditos que resultaram no cheque.

    Abraços,

    André Graça (rumo ao estrelato - Campinas que me aguarde)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

XV Exame de Ordem Unificado (Civil). Comentários à peça profissional

XII Exame de Ordem - Direito Civil - Petição inicial de interdição com comentários

XI Exame de Ordem - Direito Civil: comentários à petição inicial da ação de despejo